segunda-feira, 11 de abril de 2022

 

CAPA DO LIVRO A MÁQUINA

TEM GENTE QUE, por Amor, é capaz de ir longe que só a gota. Mas é longe que só a gota no Tempo, qu’é mais longe que longe que só a gota no Espaço. E longe que só a gota no Tempo é de onde Antônio vem. Ele qu’é apaixonado por Karina e, por ela, é capaz de fazer tudo.

Karina, assim como a maioria das pessoas que moram em Nordestina, tem o sonho de ir embora de lá para “conhecer o mundo”, e Antônio tem o sonho de ficar em Nordestina para sempre – com Karina.

Quando a garota se mostra determinada a ir embora, Antônio não vê outra alternativa a não ser apelar para o Tempo. É qu’ele tem uma certa relação com o Tempo e vai se valer disso para garantir que Karina permaneça ali, do seu lado. Então, Antônio vai à Capital e anuncia em um programa de TV que viajará cinquenta anos no futuro. E mais, vai fazer tudo isso na frente das câmeras, em Nordestina. E promete construir uma máquina com diversas lâminas giratórias, pois caso ele não consiga viajar no Tempo, essa tal máquina irá transformá-lo em pedacinhos.

Antônio chama a atenção do mundo todo até Nordestina e, assim, leva o mundo até Karina, sem que seja necessário ela ir embora de lá.

“A Máquina”, livro de Adriana Falcão, possui diálogos cheios de vida e espontaneidade e uma clara influência da Literatura de Cordel – remetendo a uma atmosfera quase teatral. Tanto que o livro foi adaptado para o teatro e, depois, para o cinema, sendo dirigido, nas duas situações, pelo esposo da autora, João Falcão (é um dos poucos casos em que o filme saiu melhor que o livro. Pois o filme desenvolve melhor algumas tramas e dramas). E é essa vida presente na obra que nos faz apaixonar e torcer pelo herói.

Então, no dia e hora acertado, diante de todos, Antônio se coloca no meio da praça de Nordestina e pretende mostrar que pode, sim, viajar pro Futuro.

Depois disso, qualquer coisa que se diga é spoiler.

E não é justo contar como a história termina antes que Antônio chegue. Afinal, lá de onde Antônio vem é longe que só a gota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário