domingo, 31 de maio de 2015

CARTA À RUTH ROCHA*


Sra. Ruth Rocha,


Venho por meio desta, não tentar convencê-la que “Harry Potter” É Literatura, mas sim, partilhar o quanto é prazeroso a leitura da série em questão [e pode ser para a senhora também!].
No mundo em que vivemos, estamos sempre presos à correria do dia a dia, e sem tempo para se dedicar a uma qualidade de vida saudável. Não nos resta mais assunto interessante para dialogarmos em casa, pois tudo o que vemos é violência, miséria, dor, fome, guerras e a tal da “corrupção”. Somos inundados, e até mesmo, invadidos, por tanta coisa ruim que nos tornamos pessoas "duras".
Aí, a senhora poderá me perguntar, "E o que Harry Potter tem a ver com isso?", e eu lhe respondo: Tudo!!
Estamos falando de um dos maiores fenômenos literários dos últimos tempos. Escapismo, sim! Mas não menos qualificado do que outras obras.
Uma história na qual nos é apresentado a figura do mal em um dos seus piores aspectos. Porém, é claramente exaltado valores como: Amizade; Lealdade; Amor; Família; Honra; entre tantos outros. Além do mais, é o tipo de Literatura que funciona para todas as idades! Ou seja, não só os jovens leem, mas o seus pais também. Olha só que genial!! Uma época na qual os filhos cada vez mais se distanciam dos pais, e os pais não sabem como se aproximar dos filhos, eles [os pais] têm a chance de compreender por que suas crianças são tão fascinadas por esse “mundo mágico” e terão um assunto a mais para conversar com elas.
Acho também que a senhora poderia/deveria rever sua posição em relação a classificar isso ou aquilo como Literatura ou não. Pois me parece que há uma confusão [e fusão] entre o gosto pessoal [nada mais natural não gostar de algo] e o peso da sua opinião como escritora e formadora de leitores.
Quero salientar que, não estou aqui com o propósito de catequizar ninguém, mas sim, de partilhar a opinião de alguém que ama a Literatura desde sempre, que já leu Clássicos Nacionais e Internacionais, porém, não se priva de experimentar coisas novas e não tão formais. No entanto, entendo que o mais importante seja se jogar e experienciar o fantástico mundo da leitura [inclusive, li muitos livros seus e os ADORO!].
E o mais importante, poder viajar por um mundo fantástico, cujo meio de transporte é o Livro.


Sem mais, subscrevo-me,



Danilo Maia


3 comentários:

  1. Já ouvi todos estes argumentos contra o Stephen King;
    "Não é literatura, é apenas entretenimento, escapismo..."
    Como se o sucesso comercial automaticamente anulasse o caráter artístico. Uma pena.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, cara!! Claro que há muita coisa ruim aí sendo feita, mas essa mania de colocar em caixas e classificar [diminuindo] é f#da! =/

      Excluir
  2. Perfeito! Sem contar que Harry Potter é responsável por formar milhares de leitores. Sou professora e vejo quantos alunos vão buscar novas aventuras literárias após a leitura de HP. A Ruth Rocha foi muito infeliz nesse comentário.

    ResponderExcluir