domingo, 21 de julho de 2019

ANDERSON LAURO - MENINOS NÃO CHORAM, MAS... FICAM PASSADOS!


UMA CRIANÇA QUE, diante de imposições feita por terceiros, se vê ora confuso ora ciente do seu corpo, sexualidade (e gênero).
Escrita e desenhada por Denilson Albano, "Anderson Lauro - Meninos Não Choram, Mas... Ficam Passados!", uma coletânea de tirinhas publicadas em jornal, conta a história de um garotinho que sabe e sente que desvia de uma conduta heteronormativa e faz isso de diversas formas. Seja contestando, se escondendo, sofrendo, se expondo.
Anderson apanha e reconhece entre os seus agressores um garoto que já foi maquiado por ele. Anderson quer o álbum de figurinhas de futebol, mas para admirar as pernas dos jogadores. Quer aprender a fazer bolo, mas tem que ser escondido do pai. Entre tantas outras situações que expõe a vulnerabilidade e também força do protagonista.
Uma criança, que dentro da sua ingenuidade e autenticidade passa por diversas situações e nos traz a reflexão de dúvidas e confusões que perpassam a vida adulta.
Os seus opressores são corpos incompletos (adultos que só vemos a mão, fala, parte do corpo ou títulos - como "Diretor" e "Psicólogo"), e, ironicamente, o único corpo pleno é o do garotinho que não está completo ainda - na sua formação, na sua identidade.
Anderson Lauro no faz rir e refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário