sexta-feira, 28 de junho de 2013

TURMA DA MÔNICA - LAÇOS

Minha edição - capa dura - de "Laços".


Quem já leu o blog de Vitor Cafaggi [Puny Parker] ou o blog da Lu Cafaggi [Los Pantozelos] não se surpreenderá com a qualidade gráfica e narrativa de "Turma da Mônica - Laços". Tudo é muito sutil, inteligente, delicado e lindo!
A história parte de uma ideia simples: Floquinho - o cachorro do Cebolinha - sumiu. E para encontrá-lo, o menino "vai embarcar com seus amigos em uma grande aventura com altas confusões". Se isso te lembrou "Sessão da Tarde", não foi mera coincidência, pois a semelhança com o filme "Conta Comigo" [Stand By Me, 1986] é bastante clara. Faz pensar em "Os Goonies" [The Goonies, 1985] e, sem contar a referência ao filme "Os Selvagens da Noite" [The Warriors, 1979].
Ah, e sem contar a referência a um personagem de uma certa "vila mexicana"!!
"Laços" bebe, e muito, do clima dos filmes dos Anos '80, mas sem fugir da sua própria mitologia. Lá, você verá personagens secundários; vestuário diferente do que estamos acostumados; vestuário de outras histórias; e até "explica" o motivo das crianças, com exceção do Cebolinha, não possuírem sapatos.

Vitor e Lu Cafaggi conseguem, com maestria, nos envolver na história. Prova disso é que rimos das já tão conhecidas confusões, "planos infalíveis" e coelhadas. E nos emocionamos com o primeiro encontro entre Cebolinha e Floquinho; a dor que ele sente quando seu cãozinho some; a partilha dos quatro amigos em volta da fogueira; e o primeiro encontro da turminha na creche.

Em "Astronauta - Magnetar" de Danilo Beyruth, o primeiro volume da série Graphic MSP, foi aprofundado a maior característica do Astronauta, a solidão. Em "Laços" a principal é a amizade. E lá, veremos a Amizade em seu estado mais puro. Primeiro, entre Cebolinha e Floquinho. Difícil não se encantar com o momento em que ele ganha seu cãozinho, quando os dois ainda eram bebês. E, segundo, pelos laços que unem Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali. Mostrando que, mesmo com algumas diferenças e até briguinhas bobas, os Amigos sempre estão ali por nós quando precisamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário